Saúde convoca população e autoridades para participar do ‘Dia D’ em combate à dengue

Com mais de 991 mil casos de dengue registrados no Brasil, o Ministério da Saúde convoca autoridades e a população para participar ativamente da ação nacional do ‘Dia D’, que está marcada para este próximo sábado (2).

O ‘Dia D’ é uma mobilização coletiva em âmbito nacional promovida pelo Ministério da Saúde para reforçar as medidas de prevenção e eliminação dos focos do mosquito da dengue, além de conscientizar a população em geral.

De acordo com dados divulgados pela pasta, o país já registrou 207 mortes provocadas pela dengue este ano, com mais 674 óbitos ainda em análise para confirmar a relação com a doença. Os primeiros dois meses de 2024 já ultrapassaram o período de pico do ano passado, que ocorreu entre março e abril.


Para promover a união e sensibilizar a população, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou durante a coletiva a importância de alcançar toda a população.

Em São Paulo, a ação do ‘Dia D’ começará na sexta-feira (1º), aproveitando o período letivo para sensibilizar através da educação. Palestras e vídeos explicativos sobre a dengue serão apresentados nas escolas paulistas durante essa mobilização nacional.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Trabalho em conjunto

Os secretários estaduais da saúde destacaram durante a coletiva a importância de um trabalho amplo e colaborativo para o sucesso do ‘Dia D’ nacional. A participação ativa de governadores, prefeitos e secretários da saúde nos domicílios locais é fundamental para conscientizar a população e promover as medidas preventivas.

Influenciadores e comunicadores locais também foram convocados para contribuir com a mudança de comportamento da população em relação à dengue. Além disso, a participação das redes sociais e da mídia na divulgação do ‘Dia D’ é essencial.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, enfatizou a importância da união de todos os estados e municípios na mobilização: “Nenhum lugar deve ficar de fora dessa ação conjunta”, ressaltou a ministra.

A situação da dengue no Brasil

O Brasil já registrou 207 mortes pela dengue nos dois primeiros meses deste ano, com outras 674 aguardando confirmação da relação com a doença. Minas Gerais lidera os casos, seguido por Distrito Federal, Acre, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

O público mais afetado pela dengue no Brasil são pessoas de 20 a 40 anos, devido à sua rotina de circulação. Já os casos mais graves estão entre os indivíduos com mais de 70 anos.

Apesar da disponibilidade de vacina, a campanha de vacinação está priorizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que apresentam os maiores índices de internação por dengue no país.

 

📂 Notícias