Falta de doses impede ampliação da vacinação contra dengue na cidade de São Paulo

A metrópole de São Paulo enfrenta desafios na ampliação da vacinação contra a dengue. Apesar de ter recebido 177.769 doses, a cidade se depara com um público-alvo de 800 mil crianças entre 10 e 14 anos, de acordo com informações da prefeitura.

Essa quantidade é consideravelmente inferior ao necessário para imunizar todas as crianças caso sejam levadas para se vacinar pelos pais.

Ricardo Nunes afirmou à CNN que o Ministério da Saúde não enviou o suficiente para atender a demanda. Mesmo assim, as doses recebidas estão sendo aplicadas, embora a responsabilidade do ministério tenha sido questionada.


Atualmente, a capital paulista está vacinando cerca de 6 mil crianças diariamente.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Em contrapartida, o Ministério da Saúde recomendou que municípios com doses próximas do vencimento em 30 de abril ampliassem a vacinação para faixa etária de 6 a 16 anos. No entanto, esse não é o caso de São Paulo, pois apenas 720 doses vencem nessa data, com o restante com validade até novembro.

Ao ser contatado, o Ministério da Saúde afirmou ter adquirido todas as vacinas disponíveis globalmente e distribuído de acordo com critérios técnicos. A importância do combate ao mosquito Aedes aegypti foi enfatizada como estratégia essencial, já que a vacinação por si só não será suficiente devido à escassez global de vacinas.

📂 Notícias