Vale a pena o Crédito do MEI para empreendedores inscritos no Bolsa Família? Saiba mais!

O Bolsa Família e o MEI: Oportunidades para Empreendedores

Benefícios para quem recebe o Bolsa Família e exerce atividade profissional

O empréstimo destinado a empreendedores que são beneficiários do Bolsa Família está em fase de avaliação. Em breve, o governo federal poderá disponibilizar oficialmente essa modalidade de crédito.


A proposta é que o profissional inicie a formalização de sua atuação como MEI, contribuindo com impostos e para a Previdência Social, sem prejudicar sua participação no programa de benefícios.

Como se tornar MEI como beneficiário do Bolsa Família?

O processo de abertura de MEI é simples e pode ser feito online. Qualquer pessoa que desenvolva atividades enquadradas nesta categoria pode abrir sua própria empresa, com a emissão automática do CNPJ.

Existem requisitos como o limite de faturamento anual de R$ 81 mil, a contratação de no máximo um funcionário e a impossibilidade de ser sócio de outra empresa. Atualmente, é possível que aqueles que recebem o Bolsa Família atuem como MEI, mantendo seu rendimento dentro das especificações do programa.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Muitas pessoas optam por permanecer na informalidade para garantir a continuidade do recebimento do Bolsa Família, preservando sua qualidade de vida. O processo de abertura da empresa segue os seguintes passos:

  • Acesse o Portal do Empreendedor;
  • Clique em “Quero ser MEI”;
  • Selecione a opção “Formalize-se”;
  • Realize o login pelo Gov.br;
  • Preencha os campos necessários.

Vale a pena solicitar o empréstimo para MEI do Bolsa Família?

A resposta: depende! Antes de buscar o crédito para MEI, é fundamental avaliar se esse recurso contribuirá para o desenvolvimento do negócio e se as parcelas cabem no orçamento.

A expectativa do governo é incluir 44% dos beneficiários do Bolsa Família que recebem acima de R$ 800 e possuem empreendimentos. O Sebrae estará envolvido na oferta de crédito.

O empréstimo será vantajoso para:

  • Adquirir matéria-prima para produção;
  • Investir no crescimento da empresa, seja em tamanho ou em diversidade de produtos;
  • Quitar dívidas que possam prejudicar o progresso do negócio.

📂 Benefícios