Ministério da Saúde prevê recorde de casos de dengue no Brasil em 2024

O Ministério da Saúde projeta um aumento preocupante de casos de dengue no Brasil até 2024. A secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, ressaltou a preparação da pasta para lidar com essa situação, que pode atingir um recorde de 4,2 milhões de casos da doença.

A distribuição da vacina Qdenga para a campanha de imunização contra a dengue no SUS teve início, contemplando uma parte dos municípios selecionados. O lote inicial de 712 mil doses será enviado a 315 municípios, incluindo DF, GO, BA, AC, PB, RN, MS, AM, SP e MA. DF e GO já receberam as primeiras remessas e iniciaram a vacinação.

A expectativa é que 1,5 milhão de crianças entre 10 e 11 anos estejam aptas para receber a vacina e que a vacinação nesta faixa etária nos municípios selecionados seja concluída até a primeira quinzena de março.


Público-alvo da vacinação

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O Ministério da Saúde iniciará a imunização pelas crianças de 10 a 11 anos e irá avançar a faixa etária progressivamente, conforme novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante. O público-alvo da vacinação é o grupo de 10 a 14 anos, seguindo recomendações de órgãos de saúde.

Momento de precaução

O Ministério da Saúde enfatiza a importância de intensificar a prevenção, com a colaboração de governantes, prefeitos e toda a sociedade para a eliminação dos focos do mosquito transmissor da dengue. Ações coletivas e cuidados individuais, como a limpeza de recipientes que possam acumular água, são essenciais, uma vez que 75% dos focos do mosquito estão dentro de casa.

Recomenda-se que as pessoas procurem atendimento médico ao apresentar os primeiros sintomas, como febre alta, dor de cabeça e nas articulações.

📂 Notícias