Distribuição da vacina contra dengue ao SUS confirmada para a próxima semana, afirma Nísia Trindade

A vacina Dengovet contra a dengue começará a ser distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na próxima semana, conforme divulgado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, hoje (1º).

Os municípios que receberem as doses terão a responsabilidade de estabelecer o cronograma de imunização.

“A distribuição da vacina terá início na próxima semana e, após a chegada aos municípios, eles irão organizar a vacinação. No entanto, é importante frisar que a vacina não é a solução definitiva para este momento de surto de dengue. Neste contexto, a prioridade, em termos de urgência, continua sendo o cuidado e a prevenção”, destacou a ministra.


Somente neste mês de janeiro, o Brasil registrou mais de 243 mil casos suspeitos de dengue, representando um aumento de 161% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Até o momento, foram confirmadas 24 mortes e 163 estão sob investigação, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Nísia Trindade participou da 1ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite de 2024, com a presença dos conselhos representativos das secretarias estaduais e municipais de saúde (Conass e Conasems), onde foi apresentada a situação epidemiológica da dengue no país.

A ministra optou por não fazer previsões sobre o número de casos e mortes nos próximos meses.

“É possível evitar as mortes, desde que haja adequada hidratação e cuidados. Por enquanto, não estamos fazendo projeções nesse sentido, estamos concentrados nessa situação e enfatizamos que não há motivo para pessoas morrerem de dengue”, afirmou.

Implementação de centro de operação

Nísia Trindade também comunicou a criação de um Centro de Operação de Emergência (COE) com o intuito de intensificar as ações de combate e prevenção da doença.

“A dengue é, sem dúvida, uma preocupação. Por isso, o Ministério da Saúde estabeleceu o centro de operação de emergência da dengue. Esse centro é instituído sempre que nos deparamos com uma situação de alerta, preocupação ou emergência”, declarou Nísia.

📂 Notícias